Portal Vocacional MENU
Artigos e Dicas
01/07/2013
Como escolher a profissão?
Com o advento de novas profissões nas últimas décadas, ficou ainda mais difícil para o jovem escolher com precisão uma carreira para o futuro. Se antes ele, invariavelmente, enveredava para as profissões mais tradicionais como médico, engenheiro ou advogado, hoje ele quebra a cabeça com tantas opções a se seguir.

Escolher uma profissão é um dos momentos mais delicados de toda a nossa vida, porque é uma escolha que vai refletir para sempre. Os jovens devem tomar muito cuidado para não se arrependerem no futuro. Seguem, então, algumas dicas valiosas para os jovens indecisos quanto ao futuro profissional:

1. IDENTIFICAR A ÁREA DE INTERESSE NA ESCOLA
De quais disciplinas escolares você mais gosta? Em quais tem mais facilidade? Você tem melhor desempenho nas provas de matemática ou nas de português? Em biologia ou em história? Pois saiba que identificar as áreas de maior interesse na escola é um bom começo para se vislumbrar a profissão que mais combina com você. E isso não é nenhum bicho de sete cabeças. Michele Iacocca, autor e ilustrador do livro Em busca da profissão - Qual é a sua trilha?, editora Atica, conta que com 12 ou 13 anos já havia percebido que gostava mais de escrever, das aulas de literatura e filosofia. "Então fui fazer letras e de lá fui trilhando meu caminho", lembra. Claro que não é nenhuma equação exata: porque se gosta de matemática, se deve fazer engenharia. Mas é uma pista, e não pode ser ignorada.

2. CONHECER-SE COM PROFUNDIDADE
Um exercício que pode ajudar na escolha da profissão é levantar traços de sua personalidade e identificar suas habilidades extracurriculares. Parece simples, mas quando se precisa ter essas informações bem claras e relacionadas aos cursos que se pretende seguir, a coisa complica. Nessa hora, é importante tentar responder algumas perguntas: como eu me vejo? Gosto mais de atividades em ambiente fechado ou ao ar livre, em contato com a natureza? Prefiro me relacionar com muitas pessoas ou atividades com poucos amigos? Tenho mais habilidades motoras, espaciais, corporais ou manuais? Gosto que me proponham desafios? De que natureza? Quando abro um jornal, qual tipo de matéria eu prefiro ler? Sou uma pessoa muito dinâmica ou mais pacata? Sou mais empreendedor ou aprecio mais a estabilidade? Em que tipo de situação eu me sinto bem e em qual eu me sinto desconfortável? Segundo especialistas, o autoconhecimento é essencial para o vestibulando conseguir projetar-se numa carreira. Por exemplo, é importante saber se você é o tipo de pessoa que valoriza mais a realização pessoal ou a segurança financeira; se é mais individualista ou está sempre preocupado em promover o bem estar social. A partir daí ele vai buscar cursos que o permitam dar vazão a isso.

3. INFORMAR-SE!
Eis uma das missões mais significativas no processo de escolha do jovem vestibulando: buscar informações rigorosas (na Internet, nos guias de profissão, em revistas, em feiras etc.). Isso mesmo, afinal hoje em dia já existem cerca de 120 diferentes profissões, e cada uma com suas particularidades. Escolher uma profissão só baseado no senso comum aumenta consideravelmente as chances de escolher mal. Informar-se é essencial para romper com estereótipos. Algumas questões precisam necessariamente estar claras para o jovem: Como é o campo de trabalho de determinada profissão? (para não achar, por exemplo, que todo jornalista vai trabalhar na TV). Qual é a média de salário desses profissionais? Quais são as disciplinas do curso que pretendo fazer? O que determinada profissão exige do profissional? E assim até reunir todas as informações relevantes sobre uma profissão ou outra.

4. CONVERSAR COM A FAMÍLIA
Falar com os pais sobre a escolha da profissão pode trazer bons resultados. Procure perguntar a eles como foi que fizeram suas escolhas. Peça para falarem do processo inicial. E depois, como tudo se encaminhou. As famílias têm um know-how interessante, mas, às vezes, por uma resistência típica da idade, o adolescente não quer ouvir os conselhos, quer tomar sua decisão sozinho e isso é uma pena. As conversas em famílias tê que ser baseadas em informação. Tanto os pais quanto os vestibulandos devem ir atrás de dados concretos, visitarem universidades, feiras de profissões, até chegarem a uma conclusão do tipo "realmente essa profissão pode ser uma boa para você". A escolha é dos filhos, mas os pais devem dar o amparo necessário.

5. PROCURAR PROFISSIONAIS DO MERCADO
Ninguém melhor que o profissional que já está inserido no mercado de trabalho para falar sobre ele e o dia-a-dia da profissão. Se você não conhece nenhum engenheiro químico ou biólogo ou outro profissional da área que lhe interesse, peça indicação a familiares e amigos, ou fale na sua escola para que eles tentem organizar encontros, levando esses profissionais para o colégio ou os estudantes para o local de trabalho deles. Essa conversa é bastante relevante, pois o aluno pode perceber que aquela rotina profissional tem muito ou pouco a ver com a realidade dele, ou com o que ele quer para sua vida. É uma forma de pesquisa que pode render informações novas, como descobrir que um profissional da área de humanas pode ter de trabalhar com estatística.

6. VISITAR UNIVERSIDADES
Muitas faculdades públicas e privadas têm aberto suas portas para vestibulandos, curiosos para conhecerem a rotina da instituição, o ambiente, as disciplinas dos cursos e, assim, certificarem-se de que estão (ou não) fazendo a escolha mais afinada ao seu perfil. E esta é uma atitude bastante correta. Procure descobrir como você pode fazer para marcar com o coordenador do curso. Ele é a pessoa mais preparada para dar todas as informações de que você precisa. Vá com sua família e amigos e tire todas as suas dúvidas.

7. DIFERENCIAR PROFISSÃO E CARREIRA
Escolher uma profissão é o primeiro passo para se construir uma carreira. Isso mesmo! Carreira é algo a ser construído e a escolha de hoje pode se desdobrar em várias alternativas amanhã. Isso quer dizer que, se hoje você escolhe fazer Engenharia Civil pensando em trabalhar com grandes construções, ao final do curso essa pode nem ser uma possibilidade para você. Basta olhar o mercado e ver quantos engenheiros estão seguindo para a área econômica. É essencial que o jovem tenha isso em mente e que não veja a escolha da profissão como uma sentença de vida. Dentro de um curso, ele poderá seguir por dezenas de caminhos diferentes. Saber disso reduz a angústia.

8. PROJETAR-SE NO FUTURO
Perguntas que todo vestibulando deve se fazer, e tentar responder com o máximo de dedicação: como você se vê daqui a 10 anos? Numa profissão mais segura ou mais empreendedora? Qual estilo de vida eu sonho ter? Tenho metas para o meu futuro? Quero trabalhar em grandes cidades, no exterior ou ainda numa cidade menor e tranquila, perto da minha família? O que eu quero conquistar com a minha profissão? A partir dessas respostas, ele pode começar a enxergar-se em determinadas profissões. Não se trata de criar expectativas muito altas, mas de encontrar uma linha mestra que oriente na escolha da carreira a partir de objetivos para o futuro. Alguns jovens já conseguem perceber que, para eles, acima da realização pessoal está a segurança financeira. Então, eles seguramente abrem mão de carreiras mais esfuziantes. Outros já colocam a realização pessoal na frente de qualquer coisa. A escolha é de cada um, mas precisa sempre estar fundamentada em informações concretas.

9. EVITAR IDEALIZAÇÕES
Um erro que muitos estudantes cometem é pensar que, porque escolheram uma determinada faculdade a partir de suas aptidões e vocação, necessariamente irão gostar de tudo que estudarão nesse curso. Isso é impossível, e aumenta as chances de o aluno se decepcionar e desistir. Nenhuma faculdade vai de encontro com todos os sonhos dele.

10. IDENTIFICAR SEUS PONTOS FORTES E FRACOS
Para que eles lhe fiquem bem claros, escreva-os em uma folha de papel. De um lado, coloque os seus pontos fortes e, de outro, os seus pontos fracos. Não deixe nenhum de fora. Em seguida, procure associá-los às profissões que você pretende seguir (para isso, você precisa estar bem por dentro de todos os cursos que lhe interessam). É uma maneira de se assegurar das habilidades que já tem, mas também perceber aquelas que terá de trabalhar para que consiga se sair bem em determinada profissão. Afinal, ninguém está completamente pronto para seguir uma determinada carreira e terá de se desenvolver em muitos aspectos.
Alessandra Conway, orientadora vocacional da ABOP, sugere aos estudantes um interessante exercício para que se conheçam melhor e reconheçam esses pontos fracos e fortes: que eles escrevam as suas biografias. Nesse texto, eles devem contar como era a infância, como foi a adolescência, até os dias atuais. "É uma forma de eles perceberem os movimentos que costumam ter na vida, diante dos desafios e das dificuldades", explica.

11. PROCURAR UM ORIENTADOR VOCACIONAL
Um estudante pode procurar um profissional para se sentir seguro com uma escolha que já foi feita ou mesmo para receber ajuda desde o início do processo, com o reconhecimento de suas aptidões. E o trabalho do orientador vocacional (ou profissional, como também é conhecido) é um diferencial porque é feito sem o julgamento que ocorre, por exemplo, nas famílias. Enquanto os pais já entram com uma expectativa para os filhos, o orientador vai habituar o aluno a olhar para ele próprio, de maneira mais isenta. Mas não pense que um orientador vocacional irá lhe dar a resposta pronta. O trabalho é apenas um instrumento para você conseguir se conhecer melhor e descobrir habilidades e aptidões.

12. ESCOLHER COM CALMA
Qual a diferença de se formar aos 22 ou aos 23 anos? Praticamente, nenhuma. Mas não é assim que se posiciona o jovem vestibulando, ansioso por entrar numa universidade, e muitas vezes também as famílias. Só que, diante de uma escolha tão importante, a pressa pode ser uma grande inimiga. Para o jovem que ainda se sente inseguro em relação à sua escolha e tem condições de esperar mais um ano, fazer um cursinho pode ser favorável. É um ano a mais que ele tem para amadurecer ideias, conhecer-se melhor e buscar mais orientação. Mas tudo sempre precisa ser conversado com a família e com educadores, inclusive essa questão de prorrogar a entrada em uma universidade.
Fonte: http://www.passeiweb.com/saiba_mais/atualidades/1243534441
Outros artigos e dicas:
23/05/2018
No dia 16 de junho acontecerá em Curitiba um evento que poderá mudar sua vida, confira!
31/03/2018
Muita gente pensa que a Orientação Profissional (OP) só serve para os jovens em fase de escolha profissional, mas não é bem assim...
19/03/2018
Este curso acontece desde 2006, tendo capacitado centenas de profissionais de todo o Brasil. Confira depoimentos e Cadastro de Orientadores no site.
29/01/2018
Muitos acreditam que a vida profissional começa quando começamos a trabalhar... ou quando terminamos um curso superior... será mesmo?
12/03/2017
Vídeo sobre a diferença entre carreira e profissão
05/01/2017
Um estudo sobre a importância de pensar sua escolha profissional para evitar arrependimentos no futuro.
05/01/2017
Talvez seja a hora para você repensar sua atuação profissional. Identifique suas principais competências e aptidões e considere a possibilidade de investir tempo, energia e recursos em uma atividade autônoma.
08/09/2016
É preciso discernimento para identificar o que nos faz mal e coragem para eliminar tais fatores de nossas vidas.
02/09/2016
Você utiliza o tempo do trabalho para assuntos pessoais ou redes sociais? Cuidado!
01/09/2016
Está com dificuldade para escolher uma profissão? Confira estas dicas!
01/07/2016
Um momento a mais de coragem. Cinco minutos a mais de perseverança. Uma pitada de autoconfiança. São esses os ingredientes que fazem a diferença.
05/06/2016
Como evitar essa situação?
Por Gilvanise Gulicz Vial*
11/05/2016
É possível usar música, exercícios físicos e até óculos escuros para ativar memórias ou estabelecer um sistema que faça você mais feliz
12/02/2016
Mais de 20 palestras em 7 dias de congresso online gratuito.
21/01/2016
Em 2016 os atendimentos serão em São José dos Campos/SP.
20/01/2016
Ana Guedes, Coach e Consultora de Carreiras, responde dúvidas sobre currículo, Linkedin e processos seletivos.
24/11/2015
O Portal Vocacional quer saber se você conhece realmente as profissões, pois muitas não são o que parecem!
05/11/2015
É normal ter alguns hábitos ruins de vez em quando, mas se algum deles faz parte de seu cotidiano, saiba que ele pode custar seu emprego.
05/11/2015
De que maneira você está aproveitando seus dias de folga?
03/09/2015
No dia 3 de outubro acontecerá evento destinado a profissionais que atuam ou querem atuar com OP e profissionais autônomos - ou estudantes - que querem alavancar sua carreira.
29/06/2015
O ditado popular “falar é prata, ouvir é ouro” também faz bastante sentido no ambiente profissional.
09/06/2015
Atitude imprescindível para atingir objetivos: você a tem?
02/06/2015
“Não importa o que nós ainda temos a esperar da vida, mas sim o que a vida espera de nós.” (Viktor Frankl)
21/04/2015
"Todo homem é um herói e um oráculo para alguém." (Ralph Waldo Emerson)
31/03/2015
Existem alguns hábitos que podem muito mais atrapalhar do que ajudar no momento de estudar.
28/02/2015
Silêncio: às vezes, uma frase mal colocada pode acabar com as suas chances.
27/01/2015
Participação da psicóloga Gilvanise Vial, proprietária do Portal Vocacional, no Programa Vocação, da UFPR TV
26/01/2015
Centenas de profissionais de todo o Brasil estão capacitados para lhe ajudar. Conheça cada um deles.
26/01/2015
Já pensou que se houver algum pensamento distorcido que está embasando seu projeto, há grandes chances de você não ter sucesso nessa empreitada? Por Josilayne Zany*
25/01/2015
Oito em cada dez empregadores usam as ferramentas virtuais para contratar funcionários
01/12/2014
De 09 a 16 de dezembro, online e gratuito.
01/12/2014
Online e gratuito - 8 a 14 de dezembro - Reúne especialistas para ajudar você na escolha da sua profissão
16/09/2014
Totalmente online e gratuito, de 22 a 28 de setembro, mais de 40 palestrantes, confira!
01/09/2014
Ensino de qualidade, aliado a custo zero, para alunos que buscam se preparar para o ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio), alunos da rede pública e para quem almeja o certificado de conclusão do Ensino Médio.
06/08/2014
Confira alguns vídeos sobre orientação profissional e outros temas
27/07/2014
Um evento para os vestibulandos de hoje, universitários de amanhã.
21/07/2014
Fazer um curso superior sempre foi um sonho da nonagenária, mas ela só decidiu entrar para a faculdade após a morte do marido, que era bastante ciumento e não aprovava a ideia.
07/07/2014
Confira os mitos sobre vocação profissional em que muita gente ainda acredita.
22/05/2014
Cursos online se tornaram uma boa opção para quem tem pouco tempo, mas que não pode deixar de se atualizar.
15/04/2014
Dirigido à profissionais ligados ao ensino, clínica, gestão de pessoas, RH, interessados em atuar com orientação profissional e planejamento de carreira.
14/04/2014
O choro sem razão e a perda de interesse nas atividades cotidianas são citados pela maioria como as principais características da depressão.
(Caso necessite, consulte o Cadastro de Orientadores do site www.portalvocacional.com.br e encontre um profissional apto a ajudar-lhe)
14/04/2014
Para onde vamos, o que queremos, será que vai dar certo? Confira 7 textos inspiradores sobre este tema.
16/03/2014
Por que anunciar no Facebook? O universo de 83 milhões de usuários da plataforma — ou seja, 41% da população brasileira — permite encontrar quem importa para você.
05/03/2014
Para atingir seus objetivos, inicialmente, não são necessários grandes empreendimentos. Mas é preciso que você identifique o ponto de partida.
09/01/2014
( ) Excelente ( ) Bom ( ) Regular ( ) Péssimo
08/01/2014
Que tal começar o ano pensando e agindo não em prol de um novo emprego, mas de uma nova carreira?
04/12/2013
Satisfação profissional é algo perfeitamente possível. Mas talvez você precise repensar alguns pontos e efetuar algumas mudanças para atingi-la.
12/11/2013
Um sujeito derrotista, ou que se sinta assim, terá a tendência sistemática de adotar atitudes derrotistas.
12/11/2013
Acreditar em si mesmo facilita o crescimento pessoal e também no trabalho, mas é importante tomar cuidado com excesso.
08/10/2013
Psicóloga dá dicas de como manter os nervos controlados.
08/10/2013
Saiba o que fazer para eliminar a tensão que pode comprometer o seu desempenho.
06/10/2013
A receita para entrar numa boa faculdade é apenas uma: ter uma vida regrada e passar várias horas do dia estudando o conteúdo exigido pelo vestibular.
17/09/2013
A revista Exame selecionou algumas das perguntas feitas pelas empresas consideradas as que possuem os processos de seleção mais difíceis; confira.
31/08/2013
Evento gratuito, realizado pela Escola de Negócios da Universidade Positivo - Curitiba/Pr e coordenado e idealizado pelo curso de Administração
16/08/2013
A linguagem corporal afeta a maneira como os outros nos vêem, mas também pode mudar a maneira como nos vemos.
07/08/2013
Construir o equilíbrio das intenções com as condições é prioritário, sempre lembrando que o equilíbrio precisa ser em movimento.
02/08/2013
Quer saber como o LinkedIn pode ajudar você no seu futuro profissional? Confira o guia da rede social para estagiários e aprenda como usá-la para o seu benefício
29/07/2013
Excelente vídeo para refletirmos sobre a profissão que estamos exercendo e a importância de fazermos algo com paixão para nos realizarmos pessoal e profissionalmente.
01/07/2013
12 boas dicas para ajudar na escolha da profissão
28/06/2013
Conheça 4 sinais de alerta sobre insatisfação profissional
28/06/2013
Não gosta do seu emprego? Conheça cinco estratégias para lidar com a insatisfação
21/05/2013
Nesta quarta, dia 22: Palestra gratuita: evento aberto ao público, não necessita inscrição.
29/04/2013
Estágios são uma ótima forma de conseguir experiência enquanto você está na faculdade.
26/04/2013
As inscrições para início dos estudos em 2014 vão até setembro e podem ser feitas pelo site de entidade vinculada à Harvard.
23/04/2013
Descubra como evitar decepcionar-se com o curso.
20/04/2013
Conheça as características de um worklover
18/04/2013
Acredite, você tem um.
17/04/2013
O que fazer quando a chama profissional se apaga?
17/04/2013
Escolher uma profissão não é tarefa das mais fáceis e, normalmente, é a primeira grande decisão que você vai tomar na sua vida.
09/04/2013
Após 4 anos tentando o vestibular, ela passou em Medicina. Mas, com o passar dos anos, descobriu que não era o que queria... Um depoimento emocionante sobre um redirecionamento de carreira.
09/04/2013
Conheça as orientações do educador e conferencista Tom Coelho para enfrentar e superar fases difíceis
19/03/2013
Na hora de decidir, muitos jovens ainda têm dúvidas.
19/03/2013
Qualidade de vida é um dos principais fatores a se levar em conta na hora de (re)escolher uma carreira.
19/03/2013
Confira as dicas e orientações do educador e conferencista Tom Coelho sobre o tema.
01/03/2013
Reflexão do educador Tom Coelho sobre o tema.
26/02/2013
O que entorpece e definha o profissional é sua estagnação.
25/02/2013
Entenda como o fato de aceitar as mudanças é pré-requisito para a escolha da profissão.
25/02/2013
Normalmente, ano de vestibular é bastante diferente para os adolescentes.
25/02/2013
Entender que as escolhas fazem parte do dia a dia é fundamental para desenvolver a autonomia.
25/02/2013
Descubra como reverter a situação.
25/02/2013
A Universidade Estadual Paulista (UNESP) disponibiliza downloads, confira.
24/02/2013
Todo mundo tem que passar pela difícil escolha: qual vai ser minha profissão? Psicólogas dão dicas para aliviar a ansiedade desta fase.
24/02/2013
Conheça os sites de maior destaque com informações sobre vestibular, profissões, cursos, instituições de ensino.... é o Portal Vocacional facilitando a sua vida e fazendo o possível para que você mantenha-se "antenado".
24/02/2013
Conheça dicas que vão te ajudar neste momento de dúvida.
23/02/2013
Estudantes começam a estagiar no ensino médio e ganham experiência profissional e maturidade
22/02/2013
Boa parte dos estudantes brasileiros que termina o ensino médio passa por momentos de grande indecisão, pois precisa escolher qual carreira seguir. Um teste vocacional pode ajudar? O resultado é garantido?
21/02/2013
Entenda como um profissional pode lhe ajudar nesta decisão tão importante.
20/02/2013
O "Portal Domínio Público", lançado em novembro de 2004 (com um acervo inicial de 500 obras), propõe o compartilhamento de conhecimentos de forma equânime, colocando à disposição de todos os usuários da rede mundial de computadores - Internet - uma biblioteca virtual que deverá se constituir em referência para professores, alunos, pesquisadores e para a população em geral.
20/02/2013
"Superdicas para escrever bem diferentes tipos de texto" é o nome do terceiro livro da série Superdicas, da Editora Saraiva.
20/02/2013
Segundo especialistas, a orientação vocacional vai além de um simples questionário e todos os estudantes deveriam buscar orientação antes da escolha da carreira.
19/02/2013
As dúvidas atormentam os filhos e atormentam da mesma forma a vida dos pais, que muitas vezes não sabem como guiá-los nessa escolha.
19/02/2013
Passar no vestibular é apenas o primeiro passo para o começo de uma longa jornada rumo ao mercado de trabalho.
18/02/2013
Psicólogos abandonam a ideia de “vocação”.
18/02/2013
Conheça a trajetória do ex-office-boy Severino Felix da Silva, que hoje fatura milhões na web com o portal de educação Escola 24 Horas
18/02/2013
A rapidez com que as novas exigências do mercado se instalam é impressionante e mais do que nunca precisamos estar atentos.
18/02/2013
A Orientação Profissional (OP) é um processo que tem por objetivo auxiliar o jovem a direcionar sua vida em termos profissionais.
13/02/2013
Elson da Silva saiu do interior da Bahia, rumo a São Paulo, aos 13 anos de idade, sem nada no bolso. Hoje, aos 42, é dono de três restaurantes bem-sucedidos.
13/02/2013
Ânimo! Segundo os especialistas, todos podem aprender. Basta descobrir quais são as técnicas mais apropriadas à sua personalidade e... mãos à obra!
12/02/2013
Essa é uma dúvida comum para muitos jovens que estão indecisos na hora de escolher a profissão.
12/02/2013
Não demora muito e o vestibular esta aí. Mas falta escolher o curso...
12/02/2013
É longo o caminho para se escrever bem, mas há um conjunto de regrinhas simples que ajudam a errar menos nessa importante atividade do vestibular.
11/02/2013
Prepare-se para ter um bom resultado em dia de prova.
11/02/2013
Conheça os segredos de quem chegou na frente nos principais vestibulares do país.
07/02/2013
Descubra como preparar-se melhor para o dia tão esperado!
06/02/2013
O especialista em orientação vocacional Silvio Bock diz que escolher a profissão é “definir um projeto de vida”.
05/02/2013
Saber organizar bem o tempo e o conteúdo a ser estudado é fundamental para o candidato se dar bem no vestibular.
04/02/2013
Na escolha de uma carreira, habilidades e personalidade não são os únicos fatores que devem ser considerados.
04/02/2013
Avalie se você sabe controlar suas emoções.
01/02/2013
O que fazer para manter a calma?
01/02/2013
Calouros apontam maturidade e um vestibular que investe pouco na decoreba como fatores que os ajudaram a conseguir a vaga na UFPR sem a ajuda de um pré-vestibular .
01/02/2013
Saiba como fazer para viver uma experiência diferente ou para ganhar um dinheirinho extra.
01/02/2013
Com tanta matéria para estudar, inscrições para fazer e o Enem batendo na porta, às vezes fica difícil controlar a ansiedade.
01/02/2013
A acirrada competição entre os estudantes durante o processo seletivo é um dos fatores que causam ansiedade.
O portal nas redes sociais:
Receba nossas novidades
Agência Eureka! - Agência de Publicidade e Propaganda em Curitiba
Por favor, preencha os dados abaixo para fazer a indicação: