“Quando a dor de não estar vivendo
fica maior que o medo de mudar,
a pessoa muda.”
Freud
Quem precisa de psicoterapia?A princípio, todas as pessoas que não conseguem ser felizes. Porque todos nós buscamos uma vida plena, equilibrada, sem conflitos, onde possamos viver – e conviver – em harmonia com todas as pessoas que fazem parte de nossa vida. Quando isto não é possível surge o sofrimento, o estresse, a angústia, o medo, a dúvida, a dificuldade em relacionar-se e em tomar decisões. Nestes momentos a psicoterapia e o psicólogo funcionarão como instrumentos facilitadores neste processo, ou seja, ajudarão a pessoa a entender o que está acontecendo e a levarão a refletir sobre todas as possibilidades de resolução do problema, para que sua vida possa, então, retomar o curso de forma equilibrada.
São várias as situações que nos levam a sofrer, mas o importante é você saber que o sofrimento não é o estado natural do ser humano. Não é ‘normal’ viver sofrendo.
Existem pessoas que sofrem, vivem na tristeza, acostumam-se à isto, por medo de ir em busca da felicidade, por medo de mudar. As mudanças fazem parte da vida, pois não somos seres prontos, acabados e imutáveis. O ser humano vive em busca do prazer, isto é, em busca do viver bem, do estar bem, do sentir-se bem e isto é possível para todos nós.
Estes são alguns exemplos de momentos em que uma psicoterapia poderá ajudar-lhe: separação; luto; desemprego; dificuldade com os filhos (orientação durante a gestação, questão dos limites, primeiro ano na escola, ‘conflito de gerações’); dificuldade nos relacionamentos (familiares, profissionais, sociais); ansiedade; dificuldade para tomar decisões; fobias; traumas.
Acredite que você é capaz de melhorar sua vida, acredite que você merece ser feliz, acredite que sua vida lhe pertence e, principalmente, acredite que alguém pode te ajudar!
“Onde a pessoa não percebia, começa a perceber,
onde havia confusão, começa a entender,
onde havia uma montanha, aparece um grão de areia.”
Gilvanise Gulicz Vial – Psicóloga – CRP 08/4116
Formada pela UFPR em 1990.
Formação em Orientação Profissional, Coach, Psicopedagogia e Neuropsicopedagogia.
Coordenadora do site Portal Vocacional, afiliada à Associação Brasileira de Orientação Profissional. Colunista do Portal Vestibulando Curitiba, Colaboradora do Programa Vocação da TV da UFPR em 2008/2009.